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Câmbio automático e automatizado: quais são as diferenças?

agosto 17, 2016

Muitos motoristas sonham com o dia em que não precisarão mais passar marchas do carro, principalmente no para e anda dos congestionamentos. Os automóveis produzidos no Brasil têm ficado cada dia mais próximos dos modelos produzidos em nível global. Um desses exemplos é o câmbio automático e automatizado, que ficaram mais acessíveis para os consumidores, mas ainda geram dúvidas. Conheça um pouco as diferenças entre ambos.

Adeus, pedal

Os dois sistemas de transmissão aposentaram o pedal de embreagem, para alívio do pé esquerdo do motorista. Porém, este fato faz muitos interessados num carro com essas características se confundirem na hora da compra. As diferenças entre um câmbio automático e um câmbio automatizado estão nas formas com que o câmbio coordenará a força do motor que será transmitida para as rodas do veículo, na estrutura interna e no funcionamento dos dois.

Câmbio automático

Envolve uma maior tecnologia na transmissão entre as marchas, por meio de um conversor de torque que, basicamente, possui um acoplamento hidráulico das engrenagens e não usa a embreagem. As quantidades de marchas dos câmbios automáticos podem variar da terceira até a nona. Elas são adotadas de acordo com o porte do veículo e o projeto do câmbio. A troca de marchas é extremamente sutil e deixa o ato de dirigir mais confortável. Porém, o conjunto de um câmbio automático é mais pesado, o que interfere no desempenho do veículo. Além do mais, a manutenção é mais custosa e complexa.

Câmbio automatizado

O câmbio automatizado trabalha com um módulo eletrônico e atuadores hidráulicos para permitir a troca de marchas. Esse sistema trabalha sobre a base de um conjunto de transmissão manual. Ele possui uma estrutura mais simples em relação ao câmbio automático e se adapta a modelos com motores menos potentes. Ao invés do pedal, a embreagem é acionada automaticamente por meio desses sistemas eletrônicos fazendo com que a troca de marchas não seja tão suave em comparação a um câmbio automático. A manutenção pode sair mais em conta do que um automático, mas é preciso se atentar aos componentes do conjunto.

Potencial de crescimento

Atualmente 15% da frota brasileira é equipada ou com câmbio automático ou com câmbio automatizado. Porém, a expectativa é que este número chegue na casa dos 50% nos próximos anos, tendo em vista que a popularização desses sistemas tem aumentado tanto entre as fabricantes, quanto para os consumidores. Além do conforto e do desgaste menor das peças do motor, esses dois tipos de câmbio oferecem muitos benefícios para o condutor.

Comodidade ao volante

O fato de não ter que usar o pé esquerdo e a mão direita todo o tempo no para e anda dos congestionamentos facilita muito a vida do condutor ao volante. Vale lembrar que tanto um câmbio automático quanto um câmbio automatizado exigem uma adaptação do motorista. O câmbio automático tem a favor a facilidade de usar, o conforto e desempenho melhores e a durabilidade superior das peças. Por outro lado, o câmbio automatizado é mais acessível, já que pode ser encontrado em modelos menos potentes. No final, suas pernas e braços irão agradecer pelo menor esforço.

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